Ter uma
loja virtual se tornou fundamental para a sobrevivência do seu negócio. Devido a pandemia do novo coronavírus, o
número de lojas virtuais cresceu 81% em abril, o que gerou 24,5 milhões em compras online. Um crescimento de 98% em relação ao ano passado.
Porém, diante deste cenário onde milhares de
lojas virtuais surgiram, cresce também a concorrência entre as marcas. Afinal, agora todos querem a atenção dos consumidores.
Diante de tantas opções, é preciso que a sua loja se diferencia das outras, para gerar uma identidade para o público. Por isso é importante
criar o logo para sua loja virtual.
Por mais que você busque o auxílio de um profissional da área, é importante conhecer quais elementos compõem um logotipo de sucesso. Neste artigo, apresentarei os elementos principais para, quando contratar um profissional de criação de logotipos à sua loja, já ter um entendimento sobre o que uma marca de sucesso precisa.
O que é um logotipo?
O logotipo (ou logo) é a representação visual da sua marca. Ele pode ser composto por um texto, uma imagem ou por ambos elementos.
Por meio do logo uma empresa é capaz de transmitir o seu posicionamento para o público, agregar valor ao seu produto ou serviço, além de
gerar conexão com o público.
5 elementos fundamentais para um logo de e-commerce
Cada designer ou profissional
que trabalhe com branding possui às suas próprias técnicas para criar um logotipo. É importante que toda a identidade visual da loja acompanhe o logo.
Se optar por um logo no estilo flat desig no seu negócio, então é preferível que todos os elementos do site sigam o mesmo estilo.
Existem elementos que sempre estão presentes nos logos de marcas de sucesso. Abaixo vamos entender cada um deles.
1 - Simplicidade
Durante a criação do logo, é fundamental que o designer leve em consideração a simplicidade e a adaptação.
É preciso
conhecer muito bem o seu público-alvo, a fim de elaborar algo que seja capaz de transmitir a mensagem da marca.
Foque em uma mensagem principal. Mesmo que a sua empresa ou produto resolva diversos problemas, procure ser específico. Muitas informações podem acabar confundindo as pessoas, gerando problemas para a sua empresa.
Pense no logotipo da Nike: a tipografia é simples. O nome faz referência à
deusa da mitologia grega Nice. O símbolo, que é chamado de Swoosh, representa as asas da deusa, passando a mensagem do quão rápido eles são. Lembre-se, menos é mais.
2 - Fácil memorização
Um logo simples contribui para a fácil memorização — e estar na mente dos consumidores pode fazer toda a diferença entre os seus concorrentes.
As pessoas são expostas às milhares de marcas e mensagens a todo tempo, e isso torna a atenção das pessoas cada vez mais disputada.
3 - Não siga tendências passageiras
Todo ano a Pantone elege as cores do ano seguinte. Embora isso represente as tendências do mercado, sua empresa não deve mudar as
cores do logotipo todo ano.
Lembre-se que o logo é uma forma de se comunicar com o seu público. Por isso, qualquer alteração deve estar alinhada com a sua estratégia de comunicação.
Se pensarmos em um logo que teve poucas alterações durante os anos, podemos utilizar como exemplo o da Starbucks, que mantém a mesma imagem desde a sua criação.
4 - Seja adaptável
É normal que alguns designers queiram mostrar todo o seu talento, criando logotipos cheios de detalhes e cores. Porém, isso pode ser uma grande armadilha.
É preciso pensar nas diversas aplicações que este logo poderá ter. Alguns exemplos:
- O logo pode ser reconhecido quando for utilizada apenas uma cor?
- Ele pode ser impresso em diferentes materiais, sem prejudicar a leitura?
- É possível aplicá-lo em diferentes tamanhos?
Por isso é tão importante buscar a simplicidade ao criar o logo, a fim de evitar futuras dores de cabeça.
5 - Gere empatia com o público
Pense sempre no mercado em que irá atuar, como se comporta o seu público, como são os logos dos concorrentes, etc.
Utilizar muitas cores em um ramo que seja muito formal, como é o caso da advocacia, pode tirar toda a credibilidade da empresa. Isso porque este é um ramo em que as pessoas prezam pela formalidade.
Porém, esta mesma regra não se aplica em uma empresa de tecnologia, que precisa acompanhar as evoluções do mercado.
Criando o logo
Agora você já possui diversas informações para desenvolver a sua marca, e existem centenas de ferramentas para
criar logotipo, muito fáceis de usar e que permitem que qualquer pessoa crie um logo em poucos minutos.
Lei cada etapa com atenção. Pesquise bastante para não cometer nenhum tipo de plágio. Aconselho buscar no INPI (
Instituto Nacional da Propriedade Intelectual) e verificar se alguém já registrou a sua ideia. Como o processo não é tão simples quanto parece, é recomendável buscar um acompanhamento profissional.
Tem alguma dúvida sobre como criar um logo? Compartilhe nos comentários!
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